Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ó da guarda, peixe frito!

Vai com arrozinho de tomate?

Ó da guarda, peixe frito!

Vai com arrozinho de tomate?

Desafio Arte e Inspiração | 4.a Semana | Análise a "40 anos" de Fátima Mano

frito e escorrido por Peixe Frito, 06.10.21

22166247_tKJKp.jpeg

"40 anos" de Fátima Mano

 

Bem vindos chuchus, corações, pózinhos de perlim pim pim, à rúbrica semanal costumeira, onde debatemos efusivamente qualquer coisa, sobre não sei quê, de determinada cenaice. Basicamente, a situação habitual de entendermos, sentirmos, o que é que a musa de determinado pintor tinha vestido e como paravam as modas naquele momento de pintalguice. A primeira bola a sair do saco do randomizer de há umas semanas, ocupando o 4.º lugar, é a obra "40 anos" de Fátima Mano. Vamos lá então a isto que uma pessoa está com espírito de segunda feira, pois o feriado mais parecia domingo do que outra coisa.

Observando a pintura, olhando e voltando a olhar, a primeira sensação é de frango para assar. Ali com os condimentos ao lado e com o livro de receitas a ser consultado, me parece que a inspiração foi mesmo o jantar ou almoço, para os 40 anos de qualquer coisa da senhora. Não posso deixar de frisar que tive de ir pôr os óculos de sol dado o encandeamento do bronze à carneiro da fruta, pois a criatura que está a fazer uma pose de estiramento - certamente tinha algum mau jeito pois estar a ler assim em pose de yoga, durante uns 40 anos, deve dar assim algumas jiposes daquelas danadas, sem falar de nem têr uma roupita no pêlo, que para dar uns resfriados nas peles e os músculos ficarem todos encolhiditos tal o frio, é um ver se te avias - não deve de ser muito amiga de actividades exteriores e solarengas, nomeadamente ir à praia ou à piscina, fazer piqueniques ou até, ir caçar gambuzinos.

Em uma outra vertente, uma pessoa já nem sequer pode andar à vontade por casa, sentar ali onde bem apetecer a ler um livrito com uma meia dúzia de pecitas de frutas - ou flores ou pom pons ou o que é - para petiscar e mordiscar, caso a traça venha atacar, sem que alguém esteja a ver. Pior ainda, a pintalgar. "Ah babe, era mesmo isto que eu queria, um quadro meu tal e qual como vim a mundo, de rabo ao léu, a ler um livrinho e a degustar umas frutas, para pendurar na parede da sala, quiçá, em cima da lareira". Gostos...!

Intriga-me profundamente aquela pose e que livro a pessoa estava a ler. Mas principalmente a pose. É que eu fico com torcicolo só de olhar. Talvez estivesse a verificar se o desodorizante estava a funcionar, sem notar que talvez o ambientador que se fizesse sentir, era mesmo de alguma das frutas que pairava misteriosamente sob a sua cabeça, assim meio à filme de terror. Posso dizer que já vi de tudo: senhores dos filmes de terror, não sei como nunca se lembraram de pôr meia dúzia de frutos a pairar, por cima da cabeça das pessoas, é que isso deve ser assustador! Qual ver um fantasma ou um demónio ou uma bicheza dessas assim esquisitas? Isso já está uma pessoa acostumada, agora uma cesta de frutas? Ai que horror. "Amiga, fui assombrada por um pêssego careca. Imagina tu...!" Totalmente válido.

Bem olhem, vou no ir. Beber um café ou quem sabe, mordiscar uma peça de fruta, que hoje estamos ao rolentim, nem para esfrangalhar um frango estamos aptas. Dado como param as modas, hoje ficamos por aqui, para a semana há mais rubrica para esfrangalhar a pintura de algum magnífico artista. Fiquem em tune e não percam!

Até para a semana!

Peixá Marie del Frite.

 

Ah, e aproveito para dizer que quem escolheu este quadro, fui eu.

 

* * *

Obs.: Sinto que o devo fazer pois amo arte do coração e respeito à brava todos os artistas: este texto é meramente com intuitos humorísticos, embora possa não ser apreciado por todos (é assim... temos pena). A arte é mesmo algo lindo e maravilhoso, que nos enriquece a alma nas suas variadas maneiras. O meu verdadeiro apreço aos artistas, qual seja o seu tipo de arte. Eu, incluída.

* * *

No desafio Arte e Inspiração, participam Ana DAna de DeusAna Mestrebii yue, Célia, Charneca Em Flor,  ConchaCristina Aveiro, Fátima BentoGorduchitaImsilvaJoão-Afonso MachadoJosé da XãJorge OrvélioLuísa De SousaMariaMaria AraújoMarquesaMiaMartaOlgaPeixe FritoSam ao Luarsetepartidas.

1 posta

largar posta no óleo:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.