Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ó da guarda, peixe frito!

Vai com arrozinho de tomate?

Estava a ver que tinha de chamar os Bombeiros!

22.02.19, Peixe Frito

Eu adoro cozinhar com imensas especiarias, tanto mas tanto, que às vezes me excedo um bocado na maionese. Ontem, assim foi. Fatal como o destino, estava eu com não-sei-quantas especiarias em cima da bancada da cozinha, ali à mão-de-semear, para as ir colocando serenamente no wok - serenamente... é um corropio quando chega a altura de ter o óleo de sésamo a aquecer e eu começar a por as especiarias, pega num frasco, pega noutro, pega numa embalagem, pega noutra, por momentos pareço eu a cabeleira da Medusa mas na versão braços, tudo para as especiarias "abrirem" e não queimarem - primeiro mando grão de mostarda preta e pensei "Ui Peixa... cuidado com a mostarda". Mando pimenta preta "Peixa, gaja... olha lá a cena, deves querer ficar sem língua". Até que, chega a vez da harissa. Vai de espremer o tubo de harissa e era daquilo por tudo o que era canto - apesar do wok ser redondo. Rendida à cena de crime com harissa a decorar-me a cozinha, apenas me restou rezar de que aquele bocadinho de harissa a mais, não se notasse quando o chilli estivesse feito.

Vai de por os ingredientes restantes e tal e coisa, cozinhar e está feito. Deixei esfriar um pouco - sim porque eu queimo-me quase sempre... tenho a mania de achar que a minha boca é à prova de temperaturas escaldantes e não é. Já devia de ter aprendido, com as vezes que fiquei com as papilas gustativas queimadas e sem sentir o sabor das coisas por uns dias, mas nem assim, nem assim! A garganeirice é sempre maior - coloquei na tigela e lá vai ela, bela e amarela, pronta para lhe dar uma ferradela.

Garanto, mas garanto que o chilli já estava morno mais a roçar o temperatura ambiente, garanto mesmo! Mas não é que meto a primeira colherada e... "Heaven... I'm in Heavennnnnn"

Temperatura perfeita, o sabor estava maravilhoso, bem condimentado, engulo e... momentos depois virei dragão, bem capaz de mandar labaredas até pelas orelhas! Rai's partam mais ao picante! Wooo-hoooooooo que desentupi todas as vias respiratórias, senti o sangue a percorrer o corpo inteiro e ainda me emocionei com a situação! Me senti viva!! - Bem esbracejei aos peixes dentro do aquário para me acudirem, pegarem no telefone ou telemóvel e ligarem para os bombeiros, mas eles pensaram que eu estava a brincar com eles e não me passaram bilhete. Criaturas desnaturadas.

Não há nada a fazer... quando têm de ser, é. Se não queimo a língua, tenho mãos largas para os condimentos. E não meti piri piri, porque me esqueci, senão nem quero saber no que ia dar!

Pegava fogo à casa, não tenho a mínima dúvida.

Estava mesmo on fire.

O que é que me valeu? É que adoro picante.

Da próxima? Da próxima olhem... Se não estiver on fire, não vai ter a mesma emoção e sentido de viver. Acho que sou uma picanteohólic.

8 comentários

largar posta na fritura